Grupo noite

em queda

logo original.png

O Grupo Noite em Queda nasce a partir da pesquisa de Conclusão de Curso de Carolina Borges e Luana Pantaleoni, bacharelandas em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. A dupla, que já vinha trabalhando Teatro de Animação há algum tempo, elencou Sonhos como tema central da investigação que realizariam a partir dessa linguagem cênica. Com o desenrolar da pandemia de Covid-19 e o decorrente isolamento social, o que seria uma peça teatral transfigurou-se na exploração de recursos audiovisuais. Assim surge, em agosto de 2020, o primeiro curta-metragem criado pelo grupo: “Azul Apneia”. Atualmente, o Noite em Queda é composto por 7 integrantes, Carolina Borges (atuação, direção, encenação), Luana Pantaleoni (atuação, direção, encenação), José Pedro (sonoplastia e trilha sonora), Lux Machado (Iluminação), Marcella Georgini (Dramaturgia), Rodrigo Nunes (edição de vídeo), Tuzão (Cenografia), e dedica-se à produção de seu segundo curta-metragem, que estreia em agosto deste ano.

WhatsApp Image 2020-07-19 at 15.07.21.jp

Luana Pantaleoni 

Atuação, direção e encenação 

Nascida e crescida em São Paulo começou sua jornada teatral participando do grupo teatral de sua bisavó. É atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma, já trabalhou como assistente de direção na mesma instituição e treinava como trapezista na academia do Circo Vox.  É bacharelanda no curso de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e agente cultural. Vem trabalhando com artes circenses e teatro de animação.

WhatsApp Image 2020-07-19 at 14.53.56.jp

Carolina Borges

Atuação, direção e encenação

Carolina Borges cursa bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e é ensaiadora de grupos de teatro na Cultura Inglesa. Começou no teatro trabalhando em peças produzidas pela Cultura Inglesa. Hoje, faz parte de Coletive Avertere, grupo de teatro que estuda teoria queer. Em 2020 produziu e confeccionou o espetáculo de Lambe-Lambe "Céu" e continua pesquisando a arte da bonecaria.

WhatsApp Image 2020-07-19 at 14.54.48.jp

Lux Machado

Iluminação

Criado em Santos, no litoral de São Paulo, Lux é estudante de Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo. Em Santos, elu cursou a Escola de Teatro - TESCOM por 8 anos onde teve a oportunidade de aprimorar técnicas de atuação e palhaçaria. Já na faculdade está trabalhando com Produção Teatral e Iluminação, junto com seus estudos em Gênero e Sexualidade.

WhatsApp Image 2020-07-19 at 14.54.08.jp

Marcella Georgini

Dramaturgia

Marcella nasceu e cresceu interior paulista, na cidade de Limeira. Seu primeiro contato com o fazer teatral se deu no grupo de teatro da escola, aos oito anos de idade. A partir daí, passou a participar de cursos livres de teatro e, mais tarde, a atuar em um grupo de teatro da cidade, a Sarcástica Companhia de Teatro. Em 2017 ingressou no curso de Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo. Atualmente, é licencianda em Cênicas e se dedica à pesquisa no campo da dramaturgia e do teatro de animação.

WhatsApp Image 2020-07-19 at 14.54.41.jp

Tuzão

Cenografia

Tuzão iniciou sua carreira artística como ator pelo Teatro Escola Macunaíma, onde atuou diversas peças dentro e fora da escola, mais recentemente dá vida ao personagem Touro Vegano na webserie do YouTube Desaventureiros pelo canal da Maré Geek e iniciou sua carreira na dublagem no início de 2020. Na faculdade, Tuzão, resolveu se especializar na área de Cenografia para ter maior domínio dos bastidores cênicos. Com esses conhecimentos participa dos grupos Noite em Queda e Matamoscas Teatral.

José Pedro

Sonoplastia e trilha sonora

José Pedro, desde seu primeiro contato com o teatro, na escola em 2010, integra música e atuação em seus processos criativos. Atualmente cursa Licenciatura em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo e, ali, tem explorado ainda mais essa relação, participando de espetáculos como ator-músico, sonoplasta e diretor musical. É ator-dramaturgo no grupo Matamoscas Teatral e compositor de trilhas sonoras para teatro e audiovisual, tendo como trabalho mais recente o documentário "Inconsciente Liberdade", da Tatu Bola Filmes.

Rodrigo Nunes

Editor

Rodrigo Nunes é diretor de arte, editor, criador e ator. Atua há 6 anos no mercado criativo e também é formado artisticamente pelo Teatro Escola Macunaíma. Trabalhou por anos ao lado do Humorista Marco Luque criando conteúdo para a internet, cinema e tv. Também trabalhou na agência criativa Suba. Atualmente está envolvido com duas Startups de origem americana e alemã. 

WhatsApp Image 2021-03-30 at 16.16.02.jp

João Marcelino

Artista convidado

João Marcelino está trabalhando juntamente com José Pedro na parte de trilha e sonoplastia do segundo curta-metragem do grupo.

Marcos Pantaleoni

Artista convidado

Marcos Pantaleoni é pianista, compositor, arranjador e maestro. Fez piano na Escola Municipal de Música de São Paulo, é bacharel em Composição e Regência pelo Instituto de Artes da UNESP e fez licenciatura em arte-educação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Premiado em concursos nacionais e internacionais de piano, possui obras tocadas e gravadas no Brasil e no exterior. É também autor de livros didáticos de música utilizados em escolas de ensino fundamental e escolas de música. Além das atividades regulares como professor de música no Espaço Musical Ricardo Breim, atualmente se apresenta com Joana Mariz no duo PRISMAS (piano e voz) interpretando e reinventando canções de estilos variados, é compositor no projeto Dinergia, criando em parceria com Gabriel V Neves obras e instalações audiovisuais, é maestro do coral cênico VivaVoz e compõe trilhas para o cinema, para o teatro e para a dança. Responsável pela Trilha sonora e sonoplastia de Azul Apneia.